sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

novidade


Aqui vai um jogo de adivinhação econômica:Qual economia cresceu mais rápido nos últimos sete anos? A) A Venezuela de Hugo Chávez, famosa por suas nacionalizações forçadas e pelo "socialismo do século 21", ou B) Chile, há muito renomado como paraíso capitalista para investidores.
Pode ser uma surpresa para alguns estrangeiros descobrir que a resposta é, na verdade, a alernativa "A". Nos últimos anos, os preços das commodities ditaram mais que qualquer outro fator o crescimento na América Latina, significando que os países podem esmagar as empresas, mas ainda crescer com força contanto que exportem matérias-primas como petróleo e minério de ferro para a China e o resto do mundo.
A Venezuela, maior exportadora de petróleo da região, registra um crescimento econômico médio de 4,6% desde 2005, contra os 4% do Chile, que é líder mundial em cobre. Um exemplo ainda mais claro do reinado poderoso das commodities seria a Argentina, que manteve um crescimento médio de 7% no mesmo período, com exportações recordes de soja e outros produtos agrícolas ajudando a ofuscar a posição hostil do governo em relação a empresas de energia e outros investidores.
america latina